São Paulo

Sua Saúde

Exames e Testes - Anti-HIV

Como é feito o teste anti-HIV

O teste é feito a partir da coleta de sangue, de forma gratuita e sigilosa e pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Existem testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo apenas uma gota de sangue.

› Centros de Testagem e Aconselhamento
Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizam trabalhos de prevenção e assistência a pessoas em situação de risco ou com DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e HIV/AIDS.

Os CTA atendem quem deseja realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C ou àqueles que simplesmente procura informações a respeito destas doenças. Todas as testagens são realizadas com aconselhamento individual e esclarecimento das formas de investigação, transmissão, prevenção e tratamento das doenças. Os resultados são comunicados em atendimento individual.

Para realizar o teste, não é necessário agendar horário. Basta comparecer à unidade de saúde com o RG. Informações sobre os locais de atendimento podem ser obtidas pelo Disque DST/AIDS – 080016 25 50 ou pelo site www.aids.gov.br.

O diagnóstico precoce aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Se você teve relações sexuais sem o uso de preservativos ou compartilhou seringas e agulhas, faça o teste anti-HIV.