São Paulo
23º

Sua Saúde

Exames e Testes - Gestantes

Gestantes

› Quando fazer o ultrassom?
O ultrassom é fundamental para acompanhar a formação do bebê e pode ser feito várias vezes durante o período gestacional, a quantidade dependerá da avaliação médica, porém há algumas recomendações básicas:

Segundo o Ministério da Saúde, o acompanhamento de pacientes maiores de 18 e menores 60 anos é facultativo, bem como aos idosos com mais de 60 anos que expressem o desejo de se consultarem sozinhos. Porém há outros casos em que o direito a acompanhante também é assegurado:

 1º Ultrassom: deve ser feito por volta de 7 a 8 semanas de gestação para verificar os riscos da gravidez.

 2º Ultrassom: deve ser realizado aproximadamente na 12 semana de gravidez para avaliar o risco genético.

 3º Ultrassom: deve ser feito por volta da 20ª a 22ª semana para avaliar o risco de malformação congênita.

 4º Ultrassom: em geral, acontece a partir de 36 semanas para avaliar a posição do feto, a quantidade de líquido amniótico e a maturidade da placenta.

› Ultrassom Transvaginal
A ultrassonografia transvaginal faz parte do pré-natal e é um exame de imagem que confirma a gravidez e verifica se o embrião está se desenvolvendo no útero.
Pelo exame, o médico verifica se há mais de um bebê e também é possível estimar o tempo de gestação, e a partir desse dado estimar a data provável para parto.

Exames e Testes - Gestantes › Teste de Tolerância à Glicose
O teste de tolerância à glicose também faz parte do pré-natal e ajuda a diagnosticar precocemente o diabetes gestacional, que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê e a saúde da mamãe.

Se o primeiro teste der positivo, é preciso fazer um exame de curva glicêmica para detectar o nível de açúcar (glicose) no sangue. Se o exame der negativo, a mulher grávida deve repetir o teste entre a vigésima quarta e a vigésima oitava semana de gestação.





Exames e Testes - Gestantes › Tipagem Sanguínea
É um dos exames do pré-natal e inclui a investigação de tipo sanguíneo A, B, AB ou O, e o fator RH, negativo ou positivo.

É importante porque caso a mãe seja RH negativo e o pai RH positivo, o bebê poderá herdar o fator do pai e assim ter sangue incompatível com o da mãe. Nessas situações, alguns cuidados serão necessários. A equipe médica saberá o que fazer para ajudar a garantir a saúde da mãe e do bebê.

› Teste do Pezinho
É um exame rápido que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de prevenir e impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida da criança.

Exames e Testes - Gestantes Com o Teste do Pezinho Básico podem ser diagnosticadas a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme, a Fibrose Cística e demais Hemoglobinopatias. Para ter maior eficácia, o exame deve ser realizado na primeira semana de vida da criança (entre o 3º e 5º dia) e as amostras devem ser enviadas o quanto antes para análises laboratoriais.

Um direito dos brasileiros.
Toda a criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico, totalmente gratuito. Esses exames são realizados em laboratórios oficiais e credenciados pelo Ministério da Saúde e as coletas de sangue são realizadas nas maternidades públicas ou nos postos de saúde.