São Paulo
19º

Medicamentos e Farmácia - Medicamentos

› O que são medicamentos?
Medicamentos são produtos elaborados pela indústria (no caso dos medicamentos industriais) ou farmácia (que produz medicamentos manipulados) com a finalidade de prevenir, tratar ou auxiliar no diagnóstico de doenças e seus sintomas e que seguem rigorosas normas técnicas e especificações determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, órgão que regulamenta e controla a fabricação e comercialização de medicamentos no Brasil.

Existem três categorias de medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica disponíveis nas farmácias e drogarias:

Medicamento de Referência – é o medicamento inovador, com eficácia, segurança e qualidade comprovadas cientificamente e que possui registro da Anvisa. Também conhecido como medicamento de “marca”, serve de parâmetro para posteriores registros de medicamentos similares e genéricos.

Medicamento Similar - Contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos e indicação terapêutica dos medicamentos de referência, porém com diferença de tamanho, forma, embalagem, rotulagem e validade. Quando medicamentos similares são prescritos pelo médico não podem ser substituídos pelos genéricos nem pelos de referência.

Medicamento Genérico - é igual ao medicamento de referência, ou seja, possui o mesmo princípio ativo e também eficácia e qualidade comprovadas por testes científicos. Os genéricos não têm nome de marca (nome “comercial”), apenas a denominação química do princípio ativo que segue a Denominação Comum Brasileira (DCB) e são sinalizados por uma tarja amarela com a letra “G” e a inscrição “Medicamento Genérico” na embalagem.

› E os remédios?
Apesar de usados como sinônimo de medicamento os remédios têm significado diferente e são considerados qualquer tipo de procedimento utilizado para cuidar de doenças, sintomas, desconforto e mal-estar como chás caseiros, bolsa de água quente, repouso entre outros.

Nunca compre medicamentos com embalagens abertas, rasgadas, danificadas ou cujo rótulo esteja solto, apagado ou borrado.
Exija e leia a bula.
Em caso de dúvidas:
Disque Anvisa 0800 6429782
Disque-Intoxicação 0800 7226001

Para saber mais sobre medicamentos clique aqui e acesse a Cartilha da Anvisa

Voltar