São Paulo
19º

Medicamentos e Farmácia - Medicamentos

› Como são calculados os preços dos medicamentos no Brasil?
A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) é um órgão governamental composto por representantes de vários ministérios, responsável pela definição do preço dos medicamentos no país.

O reajuste anual de preço dos medicamentos é feito com base no índice de inflação acumulada nos últimos doze meses e calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na produtividade da indústria farmacêutica, nos custos dos insumos, nos ajustes de preços relativos entre setores e intra-setor e no grau de concorrência do mercado de medicamentos classificados em três grupos: concentrados (de maior concorrência), moderadamente concentrados e altamente concentrados (de menor concorrência).

Outra variável considerada no cálculo é a participação maior ou menor dos genéricos. Quanto maior a presença desses medicamentos no mercado, maior a concorrência no setor e menores os ganhos de cada empresa, o que eleva o repasse inflacionário ao consumidor.


Também são levados em consideração a variação da cotação do dólar e o índice de preços da energia elétrica.

As políticas de precificação dos medicamentos determinadas pelo CMED buscam inibir práticas abusivas de preços e reajustes não autorizados.

Voltar