Outubro Rosa

04/10/2021 às 15:59

Câncer de Mama é alvo de campanha que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e adoção de hábitos saudáveis.

 

Muito importante redobrar a atenção em relação ao câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos em 2020, no Brasil, ou seja, cerca de 8 mil ocorrências, poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.

Esses dados fazem parte de uma pesquisa, elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA, apresentada nesse Outubro Rosa. No estudo também foram avaliados o impacto da má alimentação, do consumo de álcool, do excesso de peso e do não aleitamento materno.

Entre os desafios para uma mudança de cenário está o fato de 28% das mulheres espalhadas por 20 países não perceberem a ausência de atividade física como um fator de risco para o câncer, segundo pesquisa de 2020 da União Internacional para o Controle do Câncer.

 

Campanha

A coordenadora de Prevenção e Vigilância do INCA, Liz Almeida, chamou atenção à necessidade de reflexão acerca da desigualdade no acesso de mulheres de regiões e faixas econômicas diferente à mamografia.

A diretora-geral do INCA, Ana Cristina Pinho, ressaltou a importância da rotina do autocuidado e apresentou as peças da campanha do Outubro Rosa deste ano que tem como mote “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”. A campanha é voltada para profissionais de saúde e a população em geral.

 

Mais informações sobre a campanha: https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce 

Voltar