Novembro Azul: combate ao câncer de próstata

09/11/2021 às 16:06

 

Muito importante a conscientização sobre sinais de alerta e a importância do diagnóstico precoce para combater o câncer de próstata, o mais comum entre os homens. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem morre a cada 38 minutos em função desse tipo de câncer.

 

O câncer de próstata, na fase inicial, não costuma apresentar sintomas. Quando ocorrem, em geral, a doença já está em fase avançada, podendo apresentar:

 

* Dor óssea

* Dores ao urinar

* Vontade de urinar com frequência

* Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

É fundamental o diagnóstico precoce, por isso, recomenda-se que os homens, a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos, faça consulta ao urologista para avaliação da próstata.

 

Os exames são muito importantes. O exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

 

Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

 

É o diagnóstico precoce que possibilita tratamento adequado, aumentando a chance de cura da doença.

Voltar